quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Educação

Sou professora de Matemática na rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Sou uma professora que gosto do que faço, ensinar é uma forma de construir conhecimento junto com meus alunos, Algumas vezes me frusto por tentar várias estratégias de ensinar e não ter resultados que para mim seria satisfatório. Formei-me na faculdade em 2001 no Curso de Ciências de 1º grau: Habilitação Plena em Matemática pela URCAMP. Em minha vida de estudante universitária tive muitas angustias, devido sair de um ensino médio que preparava para o Trabalho, e não para a Universidade, mas superei minhas dificuldades e venci (devo isso a muitas professoras mas em especial, uma, hoje aposentada chamada Ninfa, que me ensinou que eu poderia ser uma boa professora era só olhar ao meu redor porque gostava de ensinar os meus colegas e fazia isso com vontade e quando eles iam bem nas avaliações eu vibrava com eles) , quando iniciei o curso não queria ser professora só queria passar em um concurso público afinal estava cursando matemática a matéria mais temida nos concursos. Então tive a oportunidade de conhecer muitos educadores no decorrer de 4 anos e meio, este foi o tempo que levei para alcançar um diploma universitário na área das exatas a qual sempre me destaquei no ensino médio. Em compensação as outras e bom nem lembrar já que nossa memória evita lembrar momentos tristes. Como estou falando em educação gostaria de aqui ressaltar alguns fatos que vivenciei em minha vida escolar, já que agora com aproximadamente quase 40 anos resolvi fazer mais uma faculdade nesta área Pedagogia a distância e a qual me fez criar este Blog numa disciplina chamada Seminário Integrador, apesar das dificuldades que estou encontrando, estou adorando porque  novamente voltei a sonhar com o que é o verdadeiro ato de ensinar. Minha primeira barreira foi produzir um vídeo para a disciplina de Escolarização, Espaço e Tempo na perspectiva Histórica, era um vídeo tão simples que meus alunos do Ensino Fundamental produziriam muito bem e eu em minha autoavaliação achei que ficou horrível, mesmo assim mandei para o meu professor para que ele faça sua análise, então conclui como meu aluno se sente quando quero que ele aprenda uma teoria que ele não vê sentido pois o mundo dele é outro é o da criatividade, tecnologia, pensamento rápido, aprende brincando enquanto o meu é o da repetição,decoreba, cópia,cópia, e reprodução plagiada de um modelo de educação que aqui lembrarei aos poucos.

Aluno do 8º ano ensinando no laboratório de ciências como se faz para entender a densidade dos líquidos na aula de matemática. 
  

2 comentários:

  1. Que bonita sua história Raquel. Também sinto dificuldade de sair da decoreba de minha área, (história)... Difícil que é aceitar a flexibilidade da construção do conhecimento por parte do aluno, pois até mesmo as famílias muitas vezes consideram que a decoreba que representa o conhecimento. Abraços!

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  2. Oi profe Raquel!!! Também compartilho dessa dificuldade, pois fomos ensinados dessa maneira e agora que estamos do outro lado temos que fazer a diferença!!! E olha aí você no laboratório fazendo a diferença, possibilitando a aprendizagem significativa. Abç!!!!!

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