segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Aprendizagens- 7ª Relação Professor x Aluno

Desejo de saber e transferência


Conceitos de desejo de saber, transferência, contratransferência e repercussões na sala de aula
O Professor deve propiciar objetos de prazer para os alunos já que os mesmo amam o mundo em que habitam, sendo flexível e orientador para que o aluno aprenda a lidar  com  seus desejos. No aprendizado chegam a abrir mão de suas vontades em prol da vontade do professor. Para Freud as transferências são “reedições dos impulsos e fantasias despertadas e tornadas consciente durante o desenvolvimento da análise e que trazem como singularidade característica a substituição de uma pessoa anterior pela pessoa”, ou seja é a vivencia de experiências vividas em civilizações onde fazemos nossas escolhas e renuncias e isso permanece conosco, é comum o aluno confundir o professor com pai, mãe, enquanto outros desenvolvem  características de gostar e não gostar do professor, assim como o professor por alguns sentem mais afinidades por outro menos. Nesses processos muitas vezes se sentem diante de situação hostil tornando alunos agressivos com o seu meio, mas é na escola com o auxilio dos seus orientadores, que buscam encontrar a solução para seus desejos e aprendizados.

sábado, 26 de dezembro de 2015

Aprendizagens- 6ª - Fases Psicossexual

Como é importante conhecer nosso aluno, para saber como trabalhar o conteúdo, para uma melhor aprendizagem. Na disciplina de psicologia pudemos lembrar fases que passamos, e que nossos alunos também passam. Como:

Fase Oral ( 0 a 1 ano)- Onde os bebes sentem prazer pela boca, ao sugar o leite do seio, levar objetos as bocas, eles sentem satisfação com o que colocam na boca.



Fase Fálica ( 3 a 5 anos) - Teoria sexuais infantis- descoberta  que as regiões genitais são diferentes, complexo de Édipo, menino apaixonado pela mãe e a menina pelo pai.

 

Fase de latência ( 6 a 12 anos)- Deslocamento do libido, e fase onde as crianças gastam energia  em atividades sociais e escolares. Tenho uma Filha com 10 anos, realmente essa fase ela quer conhecer lugares, animais, musica (memoriza com facilidade), filmes, novelas infantis, gosta de atividades escolares e sair em lugares públicos como restaurante, soverteria, supermercado,etc.

  

Fase Genital (13 a 18 anos)- Retomando os Impulsos e busca pelo amor.


Ao observar um aluno e descrever sobre as fases de desenvolvimento psicossexual, escolhi dois alunos  do 3º ano do EMP, devido ter convivido e observado no dia a dia escolar o inicio de suas descobertas. 
Quando entraram para fase genital( 13 aos 18) percebi que o adolescente começou a olhar para a adolescente com um olhar diferente e ela com 12 anos não demonstrava interesse, seu interesse só veio dois anos mais tarde, quando se sentia segura de seus sentimentos. Nesta fase os adolescentes passam por momentos conturbados onde buscam realizações nos seus impulsos de desejo, de ciúme, de raiva, de felicidade, de birras, de descobertas de ambos em seus toques.
Conclui que ao reler o material  e estudar sobre essas fases, podemos conhecer e entender melhor nossos alunos e seus conflitos existenciais nas descobertas sexuais. E trabalhar com esses conflitos em sala de aula para que eles percebam que não são os únicos.

Na vida Adulta

Acredita-se que a cria sapiens, está preparada para  ser um politico de sucesso, um ser social de formação integrada que busca as realizações de seus sonhos e seu consciente saberá separar fantasias, desejos  e  perversões e administrar seu inconsciente de forma a saber o correto e o errado.  Sua personalidade de ser atencioso com o próximo, não mudará com quem convive porque herdastes essa características de sua vivencia familiar. Acredito que serás um grande pai de família, saberás respeitar sua família e será um homem de sucesso.


Aprendizagens- 5ª Mecanismos de Defesa- Trabalhando em Sala de Aula

O assunto das mídias foi o Concurso da Miss Universo 

Ao observar as fotos da coroação da Miss Colombiana Ariadna Gutierrez por breves minutos percebi o quanto é importante se trabalhar desde de crianças os mecanismo de defesa, e no caso da Miss os mais evidenciados foram o de frustração e tolerância.
                                      (Escolha dos Brotinhos da  Escola Santana do Pré ao 3º ano)

Se os mecanismos forem trabalhados desde de crianças como eventos dentro da escola para que aprendam a identificar e aceitar melhor aquilo que foge do seu controle, como situações inesperadas como vencer ou perder. Mesmo quando as crianças não conseguem trabalhar com os resultados desejados  isso não anulara a capacidade de compreensão e esforço empenhado do professor. Mas o mecanismo mais importante é percebido pela criança que é o de percepção que as pessoas tem limites. E conhecendo como esses mecanismos de defesa age sobre o ser humano, aprenderemos como devemos agir diante de situações que possa haver atos falhos  como o erro do apresentador Steve Harvey  que admitiu ao vivo o seu engano e não tentou achar  justificativa para seu erro, assumindo, corrigindo, desculpando-se, e passando a seguinte lição que devemos aprender com o equívoco e tomando cuidado para não repetir os enganos que no caso dele fez com que mundialmente fosse julgado.
Conclui-se mais uma aprendizagem para  que possa ser trabalhada no âmbito escolar, analisar e enfocar os diversos mecanismo de defesa, gerando situações que possam desencadear os mesmos para ser trabalhados em sala de aula e suas possíveis reações que podem gerar.

Aprendizagens- 4ª aprendizagem "Escrita Cooperativa"



                                                         (Um dos grupos da escrita cooperativa)

Nas aulas de seminário Integrador tivemos que fazer em grupo uma atividade de escrita cooperativa. A qual deveríamos escolher inicialmente um gênero e a partir desse gênero a montagem do grupo por afinidade do mesmo. Em meu grupo ficamos eu, Ivana e Andria e resolvemos fazer sobre ficção "Submarino Digital" apesar de não termos concluído toda a atividade gostei muito porque percebi que como somos das áreas das exatas o conteúdo em nossa história voltava para questões que nos interessava e faziam parte do nosso cotiano escolar. Como vivemos em constante aprendizagens resolvi aplicar a mesma atividade em minha sala de aula, com alunos do primeiro ano do EMP e me surpreendi com o resultado final pois os enredos das histórias voltava para o cotidiano do momento deles e percebi que quando o assunto é favorável a eles, desenvolvem  com prazer as atividades propostas e pude perceber aprendizagens com coerências. E ao finalizarem a tarefa eles queriam contar a sua história para o grande grupo que construíram em conjunto e  analisar as  dos colegas em forma até de competitividade sempre buscando novos saberes. Gostaria de finalizar colocando que para mim, foi muito mais importante a realização desta atividade com meus alunos, porque na prática percebi que para estimular o aprendizado devemos buscar sempre o prazer para ensinar.




quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Aprendizagens- 3ª aprendizagem "Ato de se Filmar"

Ato de se Filmar

Primeira atividade da disciplina de Escolarização, Espaço e Tempo: fazer um vídeo onde eu deveria falar motivos que me levaram a ser professora  então mais uma aprendizagem percebi o quanto foi difícil para mim fazer esse vídeo pois não me sentia bem diante de um celular e saber que utilizo essa técnica em várias de minhas aulas e meus alunos em seus videos me dão um show, então aprendi que superar dificuldade também deve fazer parte de nossas aprendizagem. Olham a diferença meus alunos tem muito a me ensinar.



Aprendizagens- 2ª aprendizagem "Busca de novos Prazeres"



Não podemos parar no tempo, temos que buscar novos prazeres

Como foi bom poder lembrar sobre alguns aprendizados que já havia esquecido na disciplina de Psicologia consegui recordar conceitos de como funcionamos, como funciona nossos aprendizados, questões como emoções que a psicanalise juntamente com Froid tentam explicar e se realmente fizermos um estudo mais detalhado e uma auto análise em nos mesmo percebemos que todos passamos por conflitos e a explicação está no nosso consciente e subconsciente através do ID, EGO e SUPER EGO e nas lembranças mesmo estudando e lendo sobre estes assuntos aprendi que o meu super ego estava achando que era capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo mas minha  mente estava passando por pequenos lapsos de memória, tentava lembrar de coisas e demorava para eu ter a resposta que desejava.. Aqui o meu super Ego acreditava que era só a disciplina de psicologia que eu devia estudar e como sempre a pegava primeiro só fazia os trabalhos da mesma enquanto as outras começavam lentamente  a acumular, ou seja mais uma aprendizagem: que não podemos ficar só  em conhecimentos que gostamos e devemos administrar para que aprendemos um pouco de cada um, porque se sentirmos o prazer em aprender, aprenderemos melhor e alcançaremos nossos objetivos que buscamos a aprendizagem cognitiva.


Aprendizagens- Primeira e fundamental "O Tempo"



Minha 1º e mais importante aprendizagem O TEMPO
Quando me escrevi para cursar pedagogia a distância achei que seria fácil, mas percebi em minha vida algo que estava acontecendo comigo e com minhas aprendizagens que ainda não havia me dado por conta, me faltava tempo ou melhor não sabia administrar corretamente, ou melhor ainda estou em fase de aprendizagem, mas ao buscar uma solução para meus problemas comecei a ler o texto sobre organização do tempo que a disciplina de seminário Integrador me proporcionou e busquei neste texto entender o que estava de errado em minha vida porque minhas atividades rotineiras viraram uma bola de neve e não conseguia mais dar conta, enfim deixei de realizar várias atividades, postagens importantes, porque ia dando prioridades a outras atividades que também estavam vencendo, ou seja este ano de 2015, não soube organizar nem meu tempo, nem minha vida profissional e deixei a desejar na intelectual. Mas serviu me para grande aprendizagens como não podemos dizer sim a tudo que aparece na frente, assumi muitas obrigações e ai foi difícil não consegui cumpri-las. Pela primeira vez pensei " minha vida não pode ser assim em função do tempo, amo o que faço que é ser professora, eu sim posso falar isso, porque batalhei muito para conseguir essa profissão a qual acredito que o bom professor é aquele que sabe ensinar e ser ensinado e neste momento com o curso de pedagogia aprendi que devo primeiro me organizar para poder administrar o meu tempo de forma construtiva para mim".