Sobre a
diferença étnico-racial dentro das três tendências contemporâneas na literatura
infantil, a primeira é representada através de situações de racismo que
correspondem ao conflito narrativo das histórias, já na segunda os personagens
negros infantis são inseridos em tramas cujos os principais conflitos não
decorrem diretamente de questões étnico-raciais e na terceira por fim
agrupam-se títulos que discorrem sobre a diversidade de forma celebratória. Na
ultima década, cresceu o número de obras que colocam em cenas personagens
negros, índios, cegos, cadeirantes, velhos, enfim, grupos considerados
discriminados, excluídos ou marginalizados. É importante mencionar a lei
10639(2003) que institui a obrigatoriedade do ensino da cultura e história
afro-brasileira e africanas, e a lei 11645/2008, que acrescenta a lei anterior
o ensino da cultura e história indígenas, ambas alterando o artigo 26 da Lei de
diretrizes e Base da Educação Nacional.
Obras:
Como lidar com o
preconceito, essas obras apresentam no enredo ato de preconceito ou discriminação
racial. – Asas, Neguinho aí, Tenka Preta Pretinha, O Cabelo de Lelê, Rufina,
Por que somos de cores diferentes? e Minha mãe é negra sim. Entre outras tantas
obras descritas.
Outras tramas
com personagem negros, narrativas contemporâneas, conflitos de diferentes
natureza.- Uana e marrom de terra, Lindara, A menina e o tambor, Ana e Ana,O
menino Nito-então homem chora ou não?
Entre outras tantas obras descritas.
Uma diferença a
mais? É aquela que a temática da diferença étnico-racial se dilui no tratamento
conferido à diversidade e à diferença, estes pretendem ensinar ao jovem
leitor a atitude correta e desejável em
relação ao diferente.- Todo mundo é igual, Diversidade, Uma menina e as
diferenças,Gentes, Diferentes:pensando conceitos e preconceitos, Carta do
tesouro,As cores do arco-íris, Na minha escola todo mundo é igual, Entre outras
tantas obras descritas.
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