sábado, 2 de janeiro de 2016

Aprendizagens- 11ª - Étnico-racial


Sobre a diferença étnico-racial dentro das três tendências contemporâneas na literatura infantil, a primeira é representada através de situações de racismo que correspondem ao conflito narrativo das histórias, já na segunda os personagens negros infantis são inseridos em tramas cujos os principais conflitos não decorrem diretamente de questões étnico-raciais e na terceira por fim agrupam-se títulos que discorrem sobre a diversidade de forma celebratória. Na ultima década, cresceu o número de obras que colocam em cenas personagens negros, índios, cegos, cadeirantes, velhos, enfim, grupos considerados discriminados, excluídos ou marginalizados. É importante mencionar a lei 10639(2003) que institui a obrigatoriedade do ensino da cultura e história afro-brasileira e africanas, e a lei 11645/2008, que acrescenta a lei anterior o ensino da cultura e história indígenas, ambas alterando o artigo 26 da Lei de diretrizes e Base da Educação Nacional.
Obras:
Como lidar com o preconceito, essas obras apresentam no enredo ato de preconceito ou discriminação racial. – Asas, Neguinho aí, Tenka Preta Pretinha, O Cabelo de Lelê, Rufina, Por que somos de cores diferentes? e Minha mãe é negra sim. Entre outras tantas obras descritas.
Outras tramas com personagem negros, narrativas contemporâneas, conflitos de diferentes natureza.- Uana e marrom de terra, Lindara, A menina e o tambor, Ana e Ana,O menino Nito-então homem chora  ou não? Entre outras tantas obras descritas.

Uma diferença a mais? É aquela que a temática da diferença étnico-racial se dilui no tratamento conferido à diversidade e à diferença, estes pretendem ensinar ao jovem leitor  a atitude correta e desejável em relação ao diferente.- Todo mundo é igual, Diversidade, Uma menina e as diferenças,Gentes, Diferentes:pensando conceitos e preconceitos, Carta do tesouro,As cores do arco-íris, Na minha escola todo mundo é igual, Entre outras tantas obras descritas.

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