No texto de
Manuel Jacinto Sarmento ele descreve sobre as culturas da infância nas
encruzilhadas da 2ª modernidade, seria a
compreensão das mudanças contemporâneas e conhecer nossas crianças é decisivo
para a revelação da sociedade como um
todo nas suas contradições e complexidades. Ele questiona se ainda há um lugar
para a infância. E descreve que a infância está em processo de mudança, mas
mantém-se como categoria social, com características próprias.
Sobre Educação
Infantil e o Ensino Fundamental de nove anos ao analisar o texto de Fabiana de
Amorim Marcello e Maria Isabel Edelweiss Bujes elas descreve sobre
criança-projeto e criança-capaz que está presente nos documentos que regem o
texto e ainda ressaltam a preocupação de crianças estar vindo com idades
menores para freqüentar a escola e preocupam-se se a escola está preparada para
receber essas crianças em suas estruturas físicas. Também relatam experiências
em outros países como Estados Unidos e Suécia falando do resgate econômico,
moral e intelectual.
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