sábado, 2 de janeiro de 2016

Aprendizagens- 9ª - Mídia e Consumo

No artigo de Mariângela Momo  sobre Mídias e consumo na produção da infância pós-moderna, ela descreve sobre três movimentos teórico-metodológicos o termo, condição cultural e finaliza com os sujeitos escolares pós-modernos. Lançando um olhar sobre a mídia e o consumo que fazem partes dos sujeitos que vão a escola no inicio do século XXI, e as tecnologias da comunicação afetam a forma como o conhecimento é produzido e como ele circula entre esses sujeitos.Em períodos de transição de tempos hipermodernos, deve se ter cuidado com a obesidade seria o símbolo corporal dessa sociedade hiper. Já para Bauman (2003) diz que parou de usar o termo “pós-moderno”, para ele pós-modernidade significa uma sociedade, uma condição humana e pós-modernismo seria um modo de ver o mundo. Outra questão importante no artigo de Momo e que as pessoas são educadas para serem produtoras ou consumidoras e as relações entre elas passam a acontecer por meio de imagens que chamam de sociedade do espetáculo. A mídia torna marcas, objetos de desejo global e concluem que as crianças e os jovens vivem em tempo dos objetos, e que as crianças consomem as imagens que lhes são oferecidas, para construir suas próprias imagens, e para elas estar na imagem é existir. E dentro desse contexto, como educar essas crianças ou adolescentes que estão em nossas salas de aula. Como desenvolver, atividades em nosso planejamento didático que desperte o desejo do aprender em nosso educando pós-moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário