No artigo de
Mariângela Momo sobre Mídias e consumo
na produção da infância pós-moderna, ela descreve sobre três movimentos
teórico-metodológicos o termo, condição cultural e finaliza com os sujeitos
escolares pós-modernos. Lançando um olhar sobre a mídia e o consumo que fazem
partes dos sujeitos que vão a escola no inicio do século XXI, e as tecnologias
da comunicação afetam a forma como o conhecimento é produzido e como ele
circula entre esses sujeitos.Em períodos de transição de tempos hipermodernos,
deve se ter cuidado com a obesidade seria o símbolo corporal dessa sociedade
hiper. Já para Bauman (2003) diz que parou de usar o termo “pós-moderno”, para
ele pós-modernidade significa uma sociedade, uma condição humana e pós-modernismo
seria um modo de ver o mundo. Outra questão importante no artigo de Momo e que
as pessoas são educadas para serem produtoras ou consumidoras e as relações
entre elas passam a acontecer por meio de imagens que chamam de sociedade do
espetáculo. A mídia torna marcas, objetos de desejo global e concluem que as
crianças e os jovens vivem em tempo dos objetos, e que as crianças consomem as
imagens que lhes são oferecidas, para construir suas próprias imagens, e para
elas estar na imagem é existir. E dentro desse contexto, como educar essas
crianças ou adolescentes que estão em nossas salas de aula. Como desenvolver,
atividades em nosso planejamento didático que desperte o desejo do aprender em
nosso educando pós-moderno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário