sábado, 27 de fevereiro de 2016

16ª Aprendizagem-" A importância do Ato de Ler- de Paulo Freire"



Na disciplina de Fundamentos da Alfabetização do Curso de Pedagogia-URGS, fiz a leitura do livro de Paulo Freire "A importância do Ato de Ler" . Ele descreve no livro que a leitura do mundo é anterior a leitura da palavra e que todos traz consigo sua experiência de vida para compor esta leitura, mesmo a criança que tem suas imaginações e suas afeições que também vai ajudar na composição dessa leitura.
Paulo Freire descreve sobre circulo de cultura que somos participantes de uma experiências reais. Sobre a Biblioteca Popular onde relata suas experiências de alfabetização e de educação politica.
Aprender a ler/ o mundo
A escrever/ compreender seu contexto.
Relação Dinâmica da linguagem e realidade.
Também menciona lembrança sobre escolas rurais e descreve "Na medida,porém, em que me fui tornando íntimo do meu mundo, em que melhor o percebia e o entendia na leitura que dele ia fazendo, os meus temores iam diminuindo." 
A educação modela as almas e recria os corações, ela é a alavanca das mudanças sociais.
Ele descreve sobre as fases de alfabetização e pós-alfabetização que devemos promover materiais desafiadores e não domesticadores. Praticar para aprender. Superação do educador de uma visão ingênua da educação para a crítica, epistemológica. Prática libertadora e consciente.
Alfabetização como ato político, ideológico, uma escolha.

 


Um comentário:

  1. É isso mesmo Raquel!O envolvimento dos alunos nas aulas faz a diferença de modo significativo para as aprendizagens. Sendo assim, no teu cotidiano tu percebes o envolvimento dos alunos nas aprendizagens? Percebes eles construindo coletivamente as aprendizagens?

    ResponderExcluir