domingo, 28 de fevereiro de 2016

18ª Aprendizagem- Memórias sobre minhas passagens escolar

Ao ler o livro "Importância do ato de ler" ele descreve sobre sua infância  e ao modo como aprendeu a ler e escrever no quintal de sua casa. E então pensei será que tenho memórias da minha aprendizagem dentro deste contexto.O que lembro de minha infância?


Minha Família, minha mãe e meu irmão, meu pai havia falecido, pensar em minha infância escolar faz me refletir o porque hoje sou professora, porque escolhi essa profissão que amo o que faço.










Dia mais feliz da minha vida, minha formatura, Licenciatura em Matemática pela URCAMP- São Borja-RS.

Quando iniciei minha vida escolar, com 6/7 anos na antiga primeira série, não fiz pré-escola, não lembro se na época já existia em 1984 lembro me que foi na Escola Conde de Afonso Celso na Cidade de Bom Jesus-RS. Tentei lembrar quem foi minha professora, mas não consegui, sei que cursei também o 2ª série nesta escola. E lembro-me que aprendi rápido a Ler e escrever.Mas não gostava muito da matemática.










Terceira série mudei de escola fui para uma escola do interior onde estudávamos em 8 alunos todos juntos e diversas séries, lembro que eramos 2 alunas da 3ª série professor Valfredo aqui lembro me bem do professor porque foi nesta série que aprendi matemática de uma forma nada agradável, no castigo e decoreba. Não tenho fotos da escola pois a mesma já não existe mais.

Quarta série, mudei novamente fui morar em Gramado e fiz a 4ª série na Esc Mun Ens Fun Maximiliano Hahn com a professora Fátima, lembro me da profe muito querida, amável.












Quinta série, mudei novamente de escola como conclui o Ensino Fundamental séries iniciais, tive de mudar de escola voltei para Bom Jesus-RS e estudei no Colégio Estadual Frei Getúlio.










Mudei novamente para Colégio Estadual Santos Dumont em Gramado-RS e fiz a Sexta, Sétima e Oitava série consegui fazer 4 anos num mesmo colégio onde tive a experiência da reprovação pois na oitava série reprovei em ciências e  peguei pendência em ciências e tive de repetir um ano fazendo só a disciplina de ciências (física e química). Neste colégio tive a oportunidade de participar de uma formação para alunos de uma semana em Tramandaí onde tínhamos oficinas de comunicação, entre outras.









Ensino Médio como em toda minha vida escolar adorava mudar de escola e parti para uma nova escola, uma nova cidade agora meu destino era a fronteira com Argentina, São Borja-RS onde fiz o primeiro e segundo ano do EM. Deste educandário o que mais me marcou foram as aulas de física, do professor Antonio era medico oftalmologista e nos dava aula de física ele tinha uma filha chamada Roberta que era portadora de necessidades especiais e ele trazia as vezes para a aula. Ele demonstrava uma amor tão grande pela educação e me fortaleceu em querer ser professora.










Terceiro ano do EM mudei me para Veranópolis-RS conclui no Colégio São Luiz Gonzaga onde atuo hoje como professora, neste colégio tive várias professores que marcaram minha vida, mas quero destacar professora Sonia Valduga que me fez ver o português de uma maneira diferente através do teatro.






Chegou a hora de decidir Curso Superior,o que fazer? Então pensei e prestei vestibular para licenciatura em Matemática na URCAMP de São Borja-RS. Maior tempo que fiquei em uma instituição foram 4 anos e meio de estudo e dedicação aqui conheci minha mestra inspiradora professora Ninfa, mostrou me que seria uma ótima professora e que despertaria o encanto da matemática em meus alunos e acredito ainda ser fiel a essa proposta, que o aluno para aprender matemática primeiro tem que gostar depois é só praticar.











Hoje sou uma profissional, que amo o que faço, ensino porque gosto e acredito na educação brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário