sábado, 16 de julho de 2016

Libras a Linguagem dos Sinais




Nesta disciplina percebi o quanto é importante aprendermos libras, sempre que vi esses desenhos da linguagem acreditava ser fácil aprender e quando o professor iniciou explicando o contexto da história da linguagem de libras me encantei e quero relatar aqui as três perguntas inicias da disciplina:
1 - Que conhecimentos você possui sobre a LIBRAS? Você possui algum contato prévio com essa língua? O que sabe sobre ela?
2 - Você já teve ou tem contato com algum surdo?
3 - Quais as expectativas para com a disciplina de LIBRAS? De que modo você acredita que ela pode ser útil em uma formação acadêmica e profissional?

Minhas respostas a partir dessas indagações.

"Não tenho conhecimento algum a não ser os desenho acima. Em meu meio não conheço pessoas surdas, já as vi, mas não tive nenhum contato social. Sei que é uma língua de sinais e em maioria das pessoas é genética."  

"Não tenho mas conheci quando era ainda criança uma pessoa surda a chamavam de "Nulica" não lembro se esse era nome ou apelido depois que mudei de cidade nunca mais ouvi falar dela. Isso foi o mais perto que tive de uma pessoa surda e agora no posto de saúde são francisco notei que a dentista é surda mas só a vi conversando com outras pessoas não tive a oportunidade de conversar com ela, mas observei que em Veranópolis a poucas pessoas surdas, a cidade onde nasci Bom Jesus há muitas quando vou visitar minha mãe e vamos passear na cidade várias pessoas cumprimentam ela e ela comenta essa é surda."

"Tenho uma expectativa muito grande e curiosa, acho interessante mas difícil aprender essa língua dos sinais, gostaria muito de aprender para quem sabe futuramente quando encontrar pessoas surdas ou até mesmo alunos surdos poder se comunicar na mesma linguagem."

Quero deixar registrado aqui para lembrar-me de quanto essa disciplina me ensinou, aprendi como essa língua é importante para as pessoas portadoras dessa deficiência a surdez e que para o surdo não é nem um problema é só mais uma forma de comunicação como o inglês, chinês entre tantas outras línguas. 


Uma citação que foi relevante para mim foi "Ser surdo vai além de uma definição clínica ou de decibéis.Ser surdo é possuir uma cultura, uma língua;é participar de uma comunidade de iguais, interagindo, adquirindo e expandindo saberes." texto de Bianca Pontin e Emiliana Rosa.
Descreve realmente que a surdez não é uma doença e sim um modo diferente de se comunicar e viver, mas que se aprendermos essa língua, estaríamos no mesmo patamar quando falamos com pessoas que falam outros idiomas e o surdo não deixa de falar em sua língua assim como qualquer cidadão de outras culturas. Quero salientar também a fala do professor "que libras é uma língua e não uma linguagem", apesar de ter uma escrita diferente e viso espacial(visão). Porque não inserir a Libras no currículo escolar assim como inglês, espanhol e na nossa região o italiano?









Nenhum comentário:

Postar um comentário