Nesta disciplina percebi o quanto é importante aprendermos libras, sempre que vi esses desenhos da linguagem acreditava ser fácil aprender e quando o professor iniciou explicando o contexto da história da linguagem de libras me encantei e quero relatar aqui as três perguntas inicias da disciplina:
1 - Que conhecimentos você possui sobre a LIBRAS? Você
possui algum contato prévio com essa língua? O que sabe sobre ela?
2 - Você já teve ou tem contato com algum surdo?
3 - Quais as expectativas para com a disciplina de LIBRAS? De que modo você acredita que
ela pode ser útil em uma formação acadêmica e profissional?
Minhas respostas a partir dessas indagações.
"Não tenho conhecimento algum a não ser os desenho acima. Em
meu meio não conheço pessoas surdas, já as vi, mas não tive nenhum contato
social. Sei que é uma língua de sinais e em maioria das pessoas é
genética."
"Não tenho mas conheci quando era ainda criança uma pessoa
surda a chamavam de "Nulica" não lembro se esse era nome ou apelido
depois que mudei de cidade nunca mais ouvi falar dela. Isso foi o mais perto
que tive de uma pessoa surda e agora no posto de saúde são francisco notei que
a dentista é surda mas só a vi conversando com outras pessoas não tive a
oportunidade de conversar com ela, mas observei que em Veranópolis a poucas
pessoas surdas, a cidade onde nasci Bom Jesus há muitas quando vou visitar
minha mãe e vamos passear na cidade várias pessoas cumprimentam ela e ela
comenta essa é surda."
"Tenho uma expectativa muito grande e curiosa, acho
interessante mas difícil aprender essa língua dos sinais, gostaria muito de
aprender para quem sabe futuramente quando encontrar pessoas surdas ou até
mesmo alunos surdos poder se comunicar na mesma linguagem."
Quero deixar registrado aqui para lembrar-me de quanto essa disciplina me ensinou, aprendi como essa língua é importante para as pessoas portadoras dessa deficiência a surdez e que para o surdo não é nem um problema é só mais uma forma de comunicação como o inglês, chinês entre tantas outras línguas.
Uma citação que foi relevante para mim foi "Ser surdo
vai além de uma definição clínica ou de decibéis.Ser surdo é possuir uma
cultura, uma língua;é participar de uma comunidade de iguais, interagindo,
adquirindo e expandindo saberes." texto de Bianca Pontin e Emiliana Rosa.
Descreve realmente que a surdez não é uma doença e sim um
modo diferente de se comunicar e viver, mas que se aprendermos essa língua,
estaríamos no mesmo patamar quando falamos com pessoas que falam outros idiomas
e o surdo não deixa de falar em sua língua assim como qualquer cidadão de
outras culturas. Quero salientar também a fala do professor "que libras é
uma língua e não uma linguagem", apesar de ter uma escrita diferente e
viso espacial(visão). Porque não inserir a Libras no currículo escolar assim
como inglês, espanhol e na nossa região o italiano?
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