Piaget focado sobre o que as crianças
pensam sobre tempo, espaço e movimento, e como as características do brincar
de acordo com faixas etárias.
Ele descobriu que enquanto os menores fazem
descobertas com experimentações e atividades repetidas enquanto os maiores
lidam com o desafio de compreender e traçar regras comuns para
brincadeiras.
Para Vygotsky produção cultural depende de processos
interpessoais e que as crianças se
comunicam pelo brincar.
Para os franceses o
pensamento infantil ainda desafia os pesquisadores. No Brasil
desde a década de 1980 se pesquisa sobre regras de jogos e
suas influencias nas interações sociais focando o ambiente escolar.
Winnicott assinala que brincadeira é universal e é própria da saúde: o brincar
facilita o crescimento. A brincadeira do faz de conta favorece o
desenvolvimento da abstração, o jogo com regras o autocontrole, já para
Vygotsky a brincadeira não é imaginação e sim memoria em
ação.
Ótima síntese Raquel!
ResponderExcluirVocê consegue observar essas características e diferenças do brincar na faixa etária dos seus alunos?