sábado, 23 de julho de 2016

Piaget e Vygotsky



Piaget focado sobre o que as crianças pensam sobre tempo, espaço e movimento, e como as características do brincar  de acordo com faixas etárias.
                                               
 Ele descobriu que enquanto os menores fazem descobertas com experimentações e atividades repetidas enquanto os maiores  lidam com o desafio de compreender  e traçar regras comuns para brincadeiras. 
 



Para Vygotsky produção cultural depende de processos interpessoais e que as crianças se 
comunicam pelo brincar.

 Para os franceses o pensamento infantil ainda  desafia  os pesquisadores. No Brasil  desde a década de 1980 se pesquisa  sobre regras de jogos  e suas influencias nas interações sociais  focando o ambiente escolar.

 Winnicott assinala que brincadeira é universal  e é própria da saúde: o brincar facilita o crescimento. A brincadeira do faz de conta favorece o desenvolvimento da abstração, o jogo com regras o autocontrole, já para Vygotsky  a brincadeira não é imaginação e sim memoria em ação.  

Um comentário:

  1. Ótima síntese Raquel!
    Você consegue observar essas características e diferenças do brincar na faixa etária dos seus alunos?

    ResponderExcluir