Brincar é importante porquê é nas brincadeiras que os alunos descobrem
seus potenciais, e nos desafios das brincadeiras que descobre seus limites.
Brincar é importante para formação da criança como cidadão em seu contexto social.
Adorei a aula presencial, deveríamos todos os dias resgatar o brincar, e
a professora destacou que a natureza brincante gera criatividade. Quem brinca
constrói alternativas, e isso é
importante para construção das regras em
seu convívio social.
Estudos, pesquisas e livros são boas
fontes não só para compreender a relevância do brincar como também para
proporcionar às crianças. Wallon foi o primeiro a quebrar os paradigmas
da época ao dizer que aprendizagem não depende apenas de conteúdo são
necessário afeto e movimento também.
Piaget focado sobre o que as crianças
pensam sobre tempo, espaço e movimento, e como as características do brincar
de acordo com faixas etárias. Ele descobriu que enquanto os menores fazem
descobertas com experimentações e atividades repetidas enquanto os maiores
lidam com o desafio de compreender e traçar regras comuns para
brincadeiras. Para Vygotsky produção cultural depende de processos
interpessoais e que as crianças se comunicam pelo brincar. Para os franceses o
pensamento infantil ainda desafia os pesquisadores. No Brasil
desde a década de 1980 se pesquisa sobre regras de jogos e
suas influencias nas interações sociais focando o ambiente escolar.
Winnicott assinala que brincadeira é universal e é própria da saúde: o
brincar facilita o crescimento. A brincadeira do faz de conta favorece o
desenvolvimento da abstração, o jogo com regras o autocontrole, já para Vygotsky
a brincadeira não é imaginação e sim memoria em ação.
Oi Raquel,
ResponderExcluirMuito interessante sua reflexão sobre o brincar e sobre as teorias que nos auxiliam a compreender a importância do brincar! Cabe a nós professores, conseguirmos extrair o que nos interessa dessa teoria e adaptar em nosso contexto escolar!
Abraço, Tutora Tais