sábado, 16 de julho de 2016

VÍDEO "E SE O MUNDO FOSSE SURDO"


Ao assistir o vídeo fez refletir sobre como é estar num país onde não conhecemos a língua do local e precisamos nos comunicar, sentiríamos perdidos e deslocados, faz nos pensar como uma criança que nasce surda se sente,  não conseguindo fazer a compreensão do mundo a sua volta. E com o passar da sua infância se sente excluída, diferente, quando na verdade nos deveríamos acolhe-la em nosso mundo de ouvintes, e tentar mostrar as possibilidades de comunicação que ela poderia ter e muitas vezes até ignoramos por não saber como se comunicar.
Tive essa experiência de receber uma aluna Inter cambista em minha escola e na minha sala de aula ela falava quatro línguas Inglês, Malaio, Chinês e Cantonês, quando chegou da Malásia, então, estávamos todos na expectativa como seria sua estádia em nossa escola ela ficaria por seis meses para aprender o português, nos primeiros contatos me senti a pessoa mais burra do mundo, pois ela tentava falar comigo em inglês e eu nada entendia então nossa comunicação foi pelo celular através do tradutor, ela era muito inteligente e pegava rápido as palavras no tempo de quinze dias ela já conseguia se comunicar com gestos e algumas palavras em português como trabalho matemática percebi que sistema indo arábico ela conhecia e fazia os cálculos  rapidamente e se sentia feliz em minhas aulas pois ela compreendia, mas disse: ter muitas dificuldades em português e literatura. A observava nas aulas me sentia orgulhosa por ter uma aluna de origem oriental(chinesa)  em minha aula, mas percebia sempre afastada dos colegas  acredito se sentir estranha por não entender o que falavam, seus últimos dias em nossa escola ela já conseguia se comunicar então só quis relatar devido imaginar que para o surdo seria igual estar num lugar que ambos não se compreende como deve ser difícil para ambos. Como seria diferente se tivéssemos libras na escola e pudéssemos nos comunicar em outras língua, como percebi que para Yi Xian se soubéssemos o inglês era mais fácil .

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário